DIVULGANDO A CIÊNCIA DE MANTER A SAÚDE

Pioneira da Nutrologia Preventiva, Dra. Isabela participou do 1° Curso Anual de Nutrologia, realizado no ano de 2003, na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Neste mesmo ano, foi concluído o fantástico Projeto Genoma Humano (Human Genome Project), que identificou e sequenciou os nossos genes, vindo a favorecer uma verdadeira revolução no mundo da Nutrição.

Contudo, desde que entrou para a Faculdade de Medicina, no ano de 1983, já havia feito a opção consciente de trilhar os caminhos da prevenção, por sugestão do próprio pai, quando disse que a Medicina Preventiva seria a "medicina do futuro".

Em 2005, um novo olhar sobre o processo de envelhecimento, após a leitura de um artigo escrito por Paolo Giacomoni (EMBO Report, 2005), que a ele se referiu como sendo “acúmulo de dano molecular com o tempo”, fez com que Dra. Isabela David iniciasse uma proposta denominada Gestão do Envelhecimento, realizada através do controle periódico de parâmetros de dano molecular, como, por exemplo, da inflamação.

Em 2015, por ocasião da leitura de um artigo intitulado Applied Healthspan Engineering, traduzido como Engenharia Aplicada ao Tempo de Vida Saudável, Dra. Isabela juntou as "pecinhas do quebra-cabeça" e passou a divulgar clara e objetivamente "a Ciência de Manter a Saúde". Pois, é verdade, neste século XXI, com o conhecimento e a tecnologia disponíveis, podemos atuar, sim, de maneira proativa para deter, retardar e até mesmo, em algumas situações, reverter o processo de envelhecimento, favorecendo a saúde ao longo da vida e promovendo “um envelhecer com qualidade”, o que todos desejamos.

Publicações recentes em periódicos de renome na comunidade científica - Nutrition Research e Research Novelty (Annals of Food and Nutrition Research) - vieram a consolidar a sua proposta de prevenção.

MAIS SOBRE DRA. ISABELA DAVID

Médica com especialidade em Nutrologia. CRM 6.356 (SC). RQE (Registro de Qualificação de Especialista): 7.455

Mestre em Ciências da Saúde, com o tema Quimioprevenção do câncer pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) - 2017.

Artigo: Dietary supplementation with procyanidin-rich Pinus pinaster extract is associated with attenuated Ehrlich tumor development in mice. Artigo final do Mestrado em Ciências da Saúde, publicado em 2019 no conceituado periódico Nutrition Research.

Ver mais

Certificação em Nutrição Anti-inflamatória e Pró-resolutiva. International Certification Course on Anti-inflammatory and Proresolution. , Inflammation Research Foundation, IRF, Estados Unidos (2017).

Diretora de Atividade Científica da ABRAN (2009-2012).

Editora do site da ABRAN (2009 – 2012).

Participação do Portal Web of Knowledge e as Bases de dados Web of Science. (Carga horária: 4h), Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Águas de Lindóia - SP (2009).

Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) - (2005).

Especialização Didático-Pedagógica para Profissionais da Área da Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Catarinense de Medicina (ACM) (2004-2005).

Curso Anual de Nutrologia promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto - SP (2003).

Especialização em Medicina Nuclear Hospital SOCOR e Clínica Nuclear MedCenter, Belo Horizonte - MG (1992-1993).

Livro: Algo Mais. Editora Insular – 2006 Algo Mais é tudo que engrandece, enobrece, eterniza. Como inserir este “algo mais” na sua alimentação?

Ver mais

Guia Nutrológico da Gestação e Lactação Herbarium. Office Editora e Publicidade Ltda – 2011 Capitulo 1 – Recomendações Nutricionais durante o período pré-gestacional: os benefícios da nutrição adequada.

Ver mais

Capítulo 2 – Programming: repercussões da vida intra-uterina.

Ver mais

Capítulo 3 – Reposição de nutrientes e alterações metabólicas durante a gestação: o que você precisa saber.

Ver mais

Capítulo 4 – Nutrição e amamentação.

Ver mais

A Suplementação Mineral e Terapêutica nas Doenças Articulares. Editora Limay – 2012 Fascículo 1 – A Importância da Suplementação no Tratamento das Doenças Articulares.

Ver mais

Fascículo 2 – O Papel das Vitaminas no Tratamento de Doenças Articulares.

Ver mais

Fascículo 3 – A Suplementação Vitamínica na Terapêutica das Doenças Articulares.

Ver mais

Exímia Firmalize – Colágeno Hidrolisado, Vitamina C e Hibiscus Separata – Laboratório Farmoquímica FMQ – 2013

Ver mais

O uso de Probióticos na Gestação Laboratório Farmoquímica FMQ – 2014

Artigo: Commentary on the use of supplements (2019). Publicado no Annals of Food and Nutrition Research/Research Novelty.

Ver mais

Artigo: Dietary supplementation with procyanidin-rich Pinus pinaster extract is associated with attenuated Ehrlich tumor development in mice (2019). Artigo final do Mestrado em Ciências da Saúde, publicado no conceituado periódico Nutrition Research.

Artigo: Healing effect of Dillenia indica fruit extracts standardized to betulinic acid on ultraviolet radiation-induced psoriasis-like wounds in rats (2017).

Artigo: Ehrlich ascites tumor-bearing mice treated with aqueous ethanol plant extract from Euphorbia tirucalli showed signs of systemic toxicity (2016).

Artigo: Avaliação de níveis lipêmicos e glicêmicos pré e pós-cirurgia bariátrica (2009).

Artigo: Avaliação do grau de estigmatização de obesos em população infanto-juvenil de escolas públicas de um município do Estado de São Paulo (2009).

Artigo: Qualidade da dieta de profissionais da Área da Saúde: ingestão semanal de alimentos recomendados para prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis (2006).

• Saúde, Longevidade e Antienvelhecimento: A Caminho da Imortalidade – Lira Tênis Clube, Florianópolis – SC (2012)

• Envelhecer com Qualidade: um Desafio de Gestão – Palestra ministrada em 24 cidades em Santa Catarina pela Jornada da Saúde, SESC (2013)

• Alimentação e Nutrição no Séc. XXI – FAHECE, Florianópolis – SC (2014)

• Envelhecimento na Era Genômica: O Papel da Dieta – UNISUL, Palhoça – SC (2015)

• Medicina Genômica – A Ciência de Manter a Saúde – UNISUL, Palhoça – SC (2015)

• Neuroplasticidade: Prevenindo Alzheimer – UNISUL, Palhoça – SC (2015)

• Um Novo Olhar Sobre o Processo de Envelhecimento – Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Curitiba – PR (2016)

• Gestão do Envelhecimento: Uma Proposta

• Membro do Grupo de Pesquisa Alergia, Inflamação e Doenças Infecciosas (ALINDI) do PPG-CS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, UNISUL, Palhoça - SC)

• Membro da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)

• Membro da SBBC (Sociedade Brasileira de Biologia Celular)

• Membro do HeartMath Institute

• Membro da ACM (Associação Catarinense de Medicina)