Artigos

Aqui serão publicados artigos para divulgar o conhecimento tanto diretamente relacionados à Nutrologia, como aqueles que incluem outros fatores relacionados à otimização da saúde, o novo foco da prevenção neste século XXI, tais como simplicidade, exercícios, sono, controle do estresse, redução de exposição a toxinas ambientais e relacionamentos saudáveis.

Encontre um artigo:

Sugestão do Dia:

O poderoso cacau

Existe um índice chamado ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou Capacidade de absorção de radicais livres do oxigênio) que mede o potencial antioxidante de um alimento. Talvez para a sua surpresa, o alimento que aparece lá no topo de uma lista que avalia o poder antioxidante das frutas é o cacau, principalmente como o cacau em pó ou nibs de cacau (cru). A versão chocolate amargo também aparece em algumas listas. Outras frutas ricas em antioxidantes são:
– pó do açaí
– framboesa negra
– framboesa vermelha
– mirtilo silvestre
– amora
– ameixa
– morango
– laranja
– uva, entre outros.
Banana, kiwi e pêssego, por exemplo, possuem menor poder antioxidante.
Portanto, procure incluir o cacau em sua dieta. Ele é considerado um alimento “pouco ácido”, enquanto o chocolate pode ter um maior grau de acidez quanto maior o teor de açúcar. Uma boa combinação é o mousse de abacate (mais alcalino) preparado com o cacau em pó (pouco ácido). Um charme a mais é colocar um pouquinho de cacau em pó no seu café com leite, inclusive com leite vegetal, como por exemplo, o leite de amêndoas ou o leite de côco.
No entanto, lembre-se da máxima da Medicina Genômica: nem todo alimento saudável é saudável para você.

Compartilhe: