Artigos

Aqui serão publicados artigos para divulgar o conhecimento tanto diretamente relacionados à Nutrologia, como aqueles que incluem outros fatores relacionados à otimização da saúde, o novo foco da prevenção neste século XXI, tais como simplicidade, exercícios, sono, controle do estresse, redução de exposição a toxinas ambientais e relacionamentos saudáveis.

Encontre um artigo:

Sugestão do Dia:

Art 55: 6 tipos de alimentos ricos em gordura para reduzir o risco de demências

Um artigo publicado em 2012 no Journal of Alzheimer’s Disease concluiu que os idosos que ingerem muito carboidrato têm aproximadamente 4 vezes maior risco de desenvolverem declínio cognitivo leve, considerado precursor da Doença de Alzheimer. Ao mesmo tempo, dietas ricas em gorduras saudáveis tinham um risco 42% menor.

De fato, enfatiza-se a importância de gorduras boas para o cérebro, que tem em torno de 60-70% de gorduras em sua composição, e como que dietas ricas em carboidratos que elevam a glicemia têm particularmente um efeito danoso para o cérebro.

Aqui, então, sugerimos 6 tipos de alimentos que você deve procurar incluir em sua dieta com o intuito de manter a integridade do seu cérebro para tentar manter uma mente clara e aguçada com o passar dos anos!

  • 1. sementes oleaginosas: ricas em vitamina E, ômega-3, cobre e manganês, nutrientes importantes para a saúde cerebral, reduzindo o risco do declínio cognitivo (amêndoas, nozes, pistache, castanhas, avelã, entre outras);
  • 2. peixes selvagens ricos em gordura: como o salmão, excelente fonte de DHA, gordura que possui um papel crucial no desenvolvimento e proteção das células cerebrais, de modo a favorecer a boa memória e a saúde cognitiva, se consumido regularmente;
  • 3. abacate: rico em gorduras mono-insaturadas, associadas à redução de risco de doenças cardíacas, controle da pressão arterial e melhora da sensibilidade à insulina, o que repercute favoravelmente na saúde cerebral;
  • 4. ovos: excelentes fontes de colina, que é convertida em acetilcolina no organismo. Acetilcolina é essencial para a memória e cognição.
  • 5. azeite de olive extravirgem: extremamente recomendado para o cérebro, um ícone da dieta mediterrânea, associada a longevidade saudável. O consumo frequente pode reduzir o risco de demência em até mais de 40%, segundo artigo publicado no Journal of the American Medical Association. Procure um azeite de qualidade, fresco, prensado a frio e de primeira extração.
  • 6. TCM ou MCT: uma forma concentrada do óleo de côco, rica em triglicerídeos de cadeia média que também são ótimos para a saúde do cérebro. Uma excelente opção para “adoçar” o seu café, ou seja, adoçar com gordura, e não com o danoso açúcar.

Todas as refeições devem ter um equilíbrio entre gorduras, proteínas e carboidratos.  É um exercício diário buscar a adequada proporção entre os alimentos para que possamos compor uma dieta predominantemente anti-inflamatória, antioxidante, antiglicante e alcalinizante, que será benéfica a curto e a longo prazos, favorecendo uma vida longa e plena.

Fonte: Alzheimer – The Science of Prevention. Nov 2021.

Foto: https://wallpaperforu.com/category/food/page/3/

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados: