Artigos

Aqui serão publicados artigos para divulgar o conhecimento tanto diretamente relacionados à Nutrologia, como aqueles que incluem outros fatores relacionados à otimização da saúde, o novo foco da prevenção neste século XXI, tais como simplicidade, exercícios, sono, controle do estresse, redução de exposição a toxinas ambientais e relacionamentos saudáveis.

Encontre um artigo:

Sugestão do Dia:

Art 25: Batata-doce: a batata que não é vilã

Batata-da-terra, batata-da-ilha, jetica e jatica são os outros nomes da batata-doce, a batata que não é vilã das dietas de emagrecimento e a “queridinha” dos fisioculturistas e praticantes de atividade física! Isto porque, além de ser rica em fibras, tem menor índice glicêmico do que a batata inglesa, liberando os carboidratos mais lentamente no organismo. Desta forma, aumenta a sensação de saciedade.

A batata-doce também é uma boa fonte de betacaroteno (pró-vitamina A), importante antioxidante e precursor da vitamina A, além de conter cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.

Enfim, inclua a batata-doce com tranquilidade em seu cardápio como fonte de carboidrato! Pela Zone Diet, 50 g de batata-doce = 1 C.

BATATA DOCE COZIDA

Valor nutricional (100 g):

calorias = 77 kcal

carboidratos = 17,7 g

proteínas = 1,37 g

gorduras = 0,14 g

fibra total dietética = 2,5 g

Veja que combinação simpática desta batata doce assada com queijo e salsinha (foto)!

Publicado no Projeto Mirantes: promovendo saúde, longevidade e um mundo sustentável (2012), coordenado por Eliane Mirantes e desenvolvido por Isabela Stoop.

Mais saúde para você!

 

Compartilhe: