Projeto Mirantes: Azeite de oliva

Você sabia que Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes? Majestosa, era uma linda guerreira, protetora de seus heróis, das forças militares e de Atenas, a capital daquele país. A pala de seu capacete era voltada para trás para deixar à vista sua esplendorosa beleza. Era também a deusa das tecelãs, dos ourives, das oleiras e costureiras. Deu créditos à cultura grega ao dar à humanidade as rédeas para amansar o cavalo, ao inspirar habilidades aos construtores de navios e ao ensinar as pessoas a fazerem o arado, o ancinho, a canga de boi e o carro de guerra. A oliveira foi o seu presente especial a Atenas, possibilitando o cultivo das azeitonas, das quais produzimos o azeite, alimento precioso, com poderes antiinflamatórios, antioxidantes, rico em sabor e energia. Por isso, consideramos o azeite de oliva literalmente “divinamente recomendado”!

O azeite de oliva extravirgem é uma importante fonte de ácidos graxos monoinsaturados da nossa dieta – um dos tipos de “gorduras boas” de que necessitamos para uma boa saúde.

Também é fonte de vitamina E e compostos fenólicos que lhe conferem importante ação antioxidante.

É associado a inúmeros benefícios para o nosso organismo, especialmente pela proteção contra doenças cardiovasculares, câncer, doenças cerebrais e envelhecimento precoce. É bastante divulgada a sua propriedade de aumentar o HDL- colesterol, conhecido como “colesterol bom”.

Projeto Mirantes – 2012

Outros Artigos Relacionados: