Art 9: O fantástico Projeto Genoma Humano

O Projeto Genoma Humano (Human Genome Project) foi um fantástico projeto internacional que teve início em 1990 para, em 15 anos, identificar e sequenciar os nossos genes. No entanto, antes disso, em 2003, foi concluído com 99,9% de precisão. 

Texto do livro 10% Humano:

“Mas, nos anos que se seguiram, jornalistas científicos do mundo inteiro começaram a expressar sua decepção com a contribuição que o conhecimento da sequência completa do nosso DNA tinha dado à medicina. Embora decodificar nosso livro de instruções tenha sido uma realização indiscutível que fez diferença para o tratamento de diversas doenças importantes, isso não foi suficiente para revelar o que esperávamos descobrir sobre a causa de muitas delas. Buscar diferenças genéticas comuns a pessoas que têm uma enfermidade específica não se mostrou útil para identificar vínculos diretos entre os genes e as doenças, como se esperava. Com frequência, algumas doenças foram associadas a dezenas ou centenas de variantes de genes, mas raras vezes uma dada variante genética determinou diretamente o aparecimento de dada doença.”

No entanto, o Projeto Genoma Humano, através do entendimento da expressão genética que se aprofundou após a sua conclusão, tem sido um marco no mundo da Prevenção. Passamos, então, a atuar de maneira pró-ativa para manter a saúde ao longo da vida: o novo foco da prevenção neste século XXI.

 

Ref: 10% Humano – Alanna Collen