Emagrecimento (6 e 7): O papel crucial do lanche da tarde

Talvez um dos maiores “erros” alimentares que contribuem para o ganho progressivo de peso está relacionado ao lanche da tarde. Geralmente, aquela pessoa que está tendendo a ganhar peso com o tempo, ou ela não faz este lanche ou ela o faz de maneira inadequada.

É muito importante que faça um lanche equilibrado, que lhe deixe centrado, com gorduras, proteínas e carboidratos. Isto para que chegue em casa sem fome, relativamente “descansado” e não sinta vontade de devorar tudo o que vê pela frente (em parte acontece pelo cansaço e não somente pela fome), mantenho a sua proposta de fazer “boas escolhas” para emagrecer.

No meu livro Algo Mais, que está disponível no meu site doutoraisabela.com como e-book, você encoontra um texto que se refere a um padrão alimentar bastante comum de uma mulher que quer emagrecer, mas o erro de não se dedicar ao lanche da tarde é comum no homem também. Mas, preste atenção: isto tem que fazer sentido para você e comer “pouco” à noite deve ser a sua referência. Se esta recomendação não modificar a sua refeição noturna, esquece-a!

Já estou até ouvindo as pessoas dizerem:

– “Ah, mas estes lanches da tarde são muito complicados”. Eu queria uma opção mais fácil, mais rápida. Eu não tenho tempo nem cabeça para isso!

Sinceramente, justamente aí está o “x” da questão. Tempo e cabeça para isso. Em determinado momento, é preciso parar, refletir e tomar decisões: você quer mesmo emagrecer? Não é mágico. E inserir um lanche da tarde saudável é um hábito que você pode adquirir para o resto da vida, provavelmente trazendo-lhe mais saúde e bem estar. Por isso, não aceito a “desculpa” (entre aspas) de que não é prático ou algo parecido. Hoje temos inúmeras opções disponíveis. É só você se programar para inserir um lanche da tarde que lhe traga equilíbrio  até o final do dia. O cansaço muitas vezes se confunde com fome e daí vem todo o desequilíbrio, favorecendo comer muito à noite.

Vamos às opções do lanche da tarde. Tirando a questão de que nem todo alimento saudável é saudável para você, o interessante é que estes lanches são adequados para todo mundo, tanto se você precisa perder 5 kg como se você precisa perder 60 kg. Todos os lanches podem ser acompanhados por café, chá ou água saborizada.

Lembrando:  P = proteína, C = carboidrato, A = ácido graxo ou gordura

Opção 1 – 2 fatias de pão integral (2C) (pequenas, como a do pão sem glúten) + 6 colheres de sopa rasas de queijo cottage ou ricota (2P) (de preferência, a ricota de búfala ou um queijo vegetal) + 1 colher de chá de azeite de oliva (2A) misturado no queijo.

Opção 2 – 2 fatias médias de queijo de búfala ou tofu (2 x 30 g) (2P) + 4 tâmaras (2C) + 4 metades de nozes (2A)

Opção 3 – 1 fatia média de queijo animal ou vegetal (30 g) (1P) + 1 xícara de tomates cereja (1C) + 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem (para comer com o queijo e com o tomate cereja; pode acrescentar orégano) (2A) + 3 ovos de codorna (1P) + 9 morangos ou 1 maçã pequena ou 1 tangerina pequena (1C)

Opção 4 – 4 colheres de sopa de abacate (2A) + 2 colheres de sopa cheias de whey protein ou veggie protein + 2/3 xícara de mirtilo ou 1 xícara de amora orgânicos congelados (2C). Preparar uma vitamina.

Opção 5 – 2 ovos ou 1 ovo + 2 claras para preparar uma omelete (2P) com 1 colher de chá de azeite de oliva (2A). Rechear com 1 banana média (2A) aquecida ou não + canela. Sal a gosto.

Opção 6 – 2 ovos ou 1 ovo + 2 claras (2P) + 1 xícara de shitake picado (1C) + 1 xícara de cebola roxa picada em rodelas  (1C) + 1 colher de chá de azeite de oliva ou manteiga ghee (2A). Sal a gosto.

A maioria das pessoas vai dizer assim: nossa, mas eu não como tanto assim à tarde! Vou engordar! Mas a questão é que você vai ficar mais saciado, muito mais equilibrado e comerá menos à noite, quando se deve comer pouco mesmo. A maioria das pessoas que estão engordando progressivamente comem muito à noite! Pode acreditar!

Existem opções “prontas”, que vão quebrar um galho, mesmo que não se encaixem totalmente no 2P + 2C + 2A, como salgados proteicos, chocolates proteicos e outras versões que obedecem o Carboidrato/Proteína < ou = 1,3. Concluindo: precisa de ajuda neste processo, não é mesmo? Não é muito fácil! Mas é definitivo. Uma dieta como um estilo de vida, como os gregos propuseram com a palavra “diaita”.