Emagrecimento (5): O papel da vitamina A

Hoje em dia fala-se muito sobre a suplementação de vitamina D, mas pouco se fala do uso associado da vitamina A. Por que a vitamina A também deve ser suplementada?
Não sei se você sabe que existe um receptor de vitamina D (Vitamin D Receptor ou VDR) no qual a vitamina D se liga para exercer a sua ação. O receptor de vitamina D a nível nuclear é vitamina A-dependente (ou seja, depende da vitamina A na forma do ácido retinoico). Após a ligação da vitamina D ao seu receptor + vitamina A, um gene é ativado para codificação de uma proteína  que aumenta a absorção do cálcio a nível intestinal. Portanto, recomenda-se que a vitamina A seja suplementada junto da vitamina D em pelo menos 1/10 da dose. Por exemplo, para 4000 UI de vitamina D damos pelo menos 400 UI de vitamina A.
No emagrecimento esta informação é muito importante, porque dependemos de uma boa oferta de cálcio para perda de peso – uma vez que a falta de cálcio intracelular facilita o depósito de gordura  (lipogênese) e dificulta a queima de gordura (lipólise). Informe-se sobre a suplementação associada da vitamina D e da vitamina A.

. Mais saúde para você!

Ref: Uchida H., et al. 1α-Dihydroxyvitamin D3 and Retinoic Acid Increase Nuclear Vitamin D Receptor Expression in Monocytic THP-1 Cells.  2016 Dec;36(12):6297-6301.