Emagrecimento (4): exames laboratoriais

Eu cheguei a pensar em colocar os exames laboratoriais na lista dos itens que poderiam ser o primeiro passo no processo de emagrecimento, mas, pensando bem, vi que eles não precisam ser o primeiro passo e seria complexo explicar. Então deixei para abordar este tópico separadamente.

Isto porque a dieta que eu preconizo é essencialmente uma dieta anti-inflamatória e para controle de insulina, os dois alvos principais do processo de perda de peso deste paciente “comum”, que ganhou gordura corporal e quer emagrecer, sem síndromes ou doenças raras associadas.

De qualquer forma, recorremos geralmente aos exames laboratoriais. Estes a seguir são os “básicos dos básicos”:
– glicemia e insulinemia de jejum, HbA1c, CT, HDL-c, TG, ácido úrico
– VHS, PCR-us, ferritina sérica
– 25-OH-vitamina D, cálcio total, cálcio iônico
– TSH

Estes exames ajudarão a determinar se o paciente tem resistência à insulina, inflamação, alterações no metabolismo do cálcio e da tireóide. Eventualmente solicitamos testes genéticos (existem vários disponíveis hoje que podem dar algumas informações importantes).

Continuamos a investigação: Usa a pílula anticoncepcional? Tem tensão pré-menstrual? Ansiedade? Compulsão? Pouca saciedade? Então outros exames poderão ser solicitados, como magnésio, SHBG e leptina sérica. Mas nada disso vai mudar a conduta inicial de calcular a massa magra para começar a orientação da dieta. É mais provável que, através deles, suplementações sejam indicadas, como extrato de Pinus pinaster, óleo de peixe, óleo de krill, astaxantina, extrato do suco de laranjas vermelhas Moro, Irvingia gabonensis, cetonas de framboesa, cromo, magnésio, vitamina B1, vitamina B6, óleo de borragem ou similar, vitamina B12, zinco, selênio, vitamina D, superóxido dismutase, carnosina, L-teanina, entre tantos outros disponíveis no mercado.

Você depende de um profissional especializado para lhe avaliar e lhe orientar adequadamente. Os exames laboratoriais são cruciais para definir a conduta e otimizar a saúde e o processo de perda de peso.