Art 10: DNA e Epigenética

Você sabe o que é Epigenética?

É a ciência que estuda mudanças no funcionamento de um gene que não são causadas por alterações na sequência do DNA, mas na sua conformação. Dependendo desta conformação, temos genes “ativos” (que podem se expressar) ou genes inativos (que não podem se expressar).

Isso é extremamente importante, já que os fatores epigenéticos (relacionados à vida intrauterina, infância, dieta, envelhecimento, medicamentos, químicos/toxinas ambientais, entre outros) fazem com que nossos genes expressem saúde ou doença.

Importante conhecer os seus genes (e suas mutações) relacionados à metilação, um processo químico que ajuda a “proteger” o DNA (metilação do DNA, um dos mecanismos epigenéticos). Informe-se. Muitas doenças podem ser “expressar” a partir de problemas de metilação, como depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, doenças auto-imunes, autismo, dor de cabeça, câncer, entre muitas outras.

Podemos atuar, sim, para manter a saúde ao longo da vida: o novo foco da Medicina Preventiva neste século XXI.

Mas, para isso, precisamos de conhecimento e tecnologia. Informe-se sobre o Painel Nutrigenômico, um teste que lhe dará muitas informações sobre os seus genes, ajudando o médico/nutricionista a determinar melhor as doses de suplementos e orientações dietéticas mais específicas.

A tempo, Nutrigenômica é a ciência que estuda como os nutrientes e outros compostos adquiridos por meio da dieta alteram os genes, seja por variações em sua expressão OU estrutura. Vejam bem: é possível alterar os seus genes! Por isso dizemos hoje em alto e bom som: Não somos mais reféns da nossa hereditariedade!