Art 11: Não somos mais reféns da nossa hereditariedade

No artigo 8, DNA e Epigenética, comentamos que Não somos mais reféns da nossa hereditariedade. Isto porque, até há algum tempo atrás, era muito comum justificarmos nossos problemas dizendo:

  • Ah, várias pessoas na minha família têm esta doença…
  • Herdei isso da minha mãe…
  • Sou igualzinho ao meu pai…

E assim por diante.

Em outras palavras, “aceitávamos” os nossos problemas de saúde e comportamentos indesejáveis como herança genética, passados de pais para filhos, ou seja, de geração em geração.

Hoje, entendemos que herdamos, sim, genes que favorecem doenças, mas que eles não precisam se “expressar”. Por isso mesmo, muitas vezes a mesma doença pode ser comum em vários membros de uma família, mas não em todos os membros ao mesmo tempo. Alguns “escapam”. Por quê? Porque, embora possam ter os genes com “problemas”,  a doença não teve chance de se “expressar” neles.

Um dos mecanismos bioquímicos que influenciam a expressão genética é a metilação do DNA. Já estamos sabendo melhor (no entanto, ainda pouco) o que fazer para favorecer a adequada metilação do nosso material genético, de modo a buscarmos mais efetivamente “esconder” os genes mutados relacionados a doenças. Já ouvir falar dos genes MTHFR, MTR e MTRR?

MTHFR: metil-tetra-hidro-folato redutase

MTR: metil-tetra-hidro-folato homocisteína metil-transferase

MTRR: metil-tetra-hidro-folato homocisteína metil-transferase redutase

Observe que todos eles começam com “metil”. Isto porque estão relacionados com a metilação. Podemos investigá-los. Podemos atuar sobre eles. Podemos garantir uma melhor metilação (e proteção) do nosso DNA.

Informe-se, especialmente se tiver risco aumentado (ou familiares) de doenças como distúrbios do humor (depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo), dificuldades de aprendizado e autismo, doenças auto-imunes, fibromialgia, problemas digestivos, cardiovasculares, câncer, entre muitas outras.

 

Fonte da foto: https://drjockers.com/mthfr-gene-mutation/