Art 58: Ative o seu parassimpático

Você já deve ter ouvido falar do nosso sistema nervoso autônomo que é dividido em sistema nervoso simpático e parassimpático. O simpático é o sistema nervoso do “estresse”, do “lutar ou fugir” (quando pensamos no homem primitivo quando se deparava com um leão à sua frente), que acelera a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial e prejudica o funcionamento intestinal, associado à emoções negativas como ansiedade e medo. O parrasimpático é aquele que existe para contrabalançar o simpático. É o que diminui os batimentos cardíacos, a pressão arterial e faz o intestino funcionar bem.

Muitas vezes quando alguém está ansioso ao nosso lado dizemos: “respira”! Não é mesmo?

Pois bem: a respiração é muito importante para ativar o parassimpático e, segundo o BrainHarmony, um programa que propõe alcançarmos harmonia para o cérebro, em seu material “4 passos para criar calma”, devemos respirar do seguinte modo para ativar o nervo vago – o nervo do parassimpático:

  • inspire pelo nariz contando até 3
  • expire pela boca contando até 5

Fácil assim!!!!

Pratique! Faça disso um hábito!

 

Fonte: 4 Steps to Creating Calm – Brain Harmony

 

Nota: Todos os artigos de “Sugestões” não são exatamente do contexto Nutrologia, mas estão de alguma forma relacionados à proposta de “manter a saúde ao longo da vida”, a proposta da Medicina Preventiva do Século XXI.

Outros Artigos Relacionados: